terça-feira, outubro 17, 2006

Uma semana depois

Kia ora iwi

Por aqui continua tudo bem, este final de semana não fomos a lugar nenhum, curtimos nossa casinha um pouco. O Ig coitado agora anda (ainda mais) desorientado, pois o Ewan (orientador dele) viajou essa semana para os EUA e fica um mês fora. Tadinho, pensou que aproveitaria este tempo para passar em casa, ou que poderíamos viajar... que nada, o Ewan pediu que ele continuasse indo na universidade e deu um monte de papers para ler.



Olha o pobrezinho estudando até no fim de semana.





Voltando ao assunto da desorientação do Ig, Cris e Ig pai, tenho outra reclamação a fazer, o filho de vocês tem outro defeitinho de fábrica (daqueles que um sempre soube que o outro tem, mas que o casamento faz saltarem aos olhos), o menino veio sem bússola. Não tem jeito, ele consegue se perder da universidade pra casa, caminho que faz todos os dias!!! Eu até poderia desconfiar dessa desculpa - Sei, demorou porque se perdeu, de novo! – se eu não tivesse presenciado isso tantas vezes. No Octagon (a praça central) seria cômico, não fosse tão trágico, pois é uma praça redonda, daí já viu né?
- Qual é a próxima rua agora?- como se adiantasse dizer... – É nela que eu dobro ou na próxima? – Enquanto isso vamos dando voltas.
Ainda tem uma outra rua, a Moray Place, que circunda as quadras na volta praça formando um octagono, mais complicado ainda.
- Ig, agora dobra aqui nessa. Na próxima entra pra esquerda.
- Não, vou dobrar aqui e fazer o caminho que faço todos os dias, é muito melhor. – E lá vamos nós pro sul da cidade quando queríamos ir para o norte. – Ué? Mas essa não era aquela rua?



Droga! Pra que lado eu dobro agora? Já me perdi de novo.








Como se não bastasse ainda tem o problema com esquerda e direita, mas isso não traz maiores conseqüências pra gente, uma vez que eu também tenho o mesmo problema.
- Ig dobra na próxima para a esquerda. – Querendo na verdade dizer direita. E o Ig, acreditando que está seguindo minha instrução de ir para a esquerda dobra pra direita. E assim vamos para o lado certo sem que nenhum se dê conta de que os dois erraram. Isso é que eu chamo de complementariedade... casal perfeito!!!
Por sorte a gasolina é barata aqui e a cidade é muito bonita, assim aproveitamos para conhecê-la melhor.



Quando vamos de casa para o centro passamos por essa avenida, Stuart Street. Daí podemos ver a baia formada pela península e o mar lá atrás.







Chegando no centro. Não tem prédios altos na cidade. Ninguém mora em apartamento (ou quase ninguém), os prédios mais altos são os da Universidade




Bom, eu por enquanto nada de emprego. Mas semana passada comecei o tal curso de inglês, que embora o nome seja Kiwi English Conversation o professor é, por sorte, irlandês, assim que posso entender sobre o que se trata a aula. Posso entender o professor, mas infelizmente não posso entender meus colegas, se o inglês dos Kiwis é difícil nem conto o que é o dos orientais. Sou a única aluna que não tem olhos puxados na minha turma, sim, tenho duas colegas coreanas, um chinês, uma japonesa e um indonésio. Acho que seria muito interessante para conhecer todas essas culturas diferentes, se eu ao menos pudesse entendê-los. Curiosidade: eles acharam incrível que no Brasil a gente come e produz arroz.
Na quarta feira fui cuidar das plantinhas, curti muito, é um trabalho realmente maravilhoso, relaxante, terapêutico, poderia fazê-lo todos os dias da minha vida se isso pagasse minhas contas. Pensando bem, o trabalho com os pingüins também nunca pagou minhas contas, acho que preciso rever meus conceitos.
Ainda na quarta feira de noite fui com duas das mulheres, que também trabalham com as plantinhas, na reunião de uma outra ONG. Agora, além de trabalhar como voluntária para a Yellow-eyed Penguin Trust, eu também vou trabalhar como voluntária na Little-blue Penguin Trust, só espero que não tenha mais nenhuma espécie de pingüim ameaçada por aqui, se não já viu né? Na primeira cuido das plantinhas e essa semana vou ajudar a contar ninhos de pingüins na praia, na segunda vou guiar os turistas para verem os bichinhos.
Nesta reunião que fui tivemos um treinamento para guias. Tentei expliquecar pros caras que meu inglês não era lá essas coisas, como eles puderam notar, mas como eles não fazem prestação de serviço, ou seja, ninguém paga para ir ver os pingüins, os guias estão lá só para que as pessoas não molestem os bichinhos, eles disseram que não tem problema, tudo que tenho que saber fazer é Shhhhhhh!!!! Don’t move! Turn of the light! No flash! Not there, come back here! Ou seja, é só saber ser chata e está tudo bem, hehehehe.
Fez parte do treinamento a avistagem dos animais guiada pelos nossos treinadores. Para mim que sempre trabalhei com os bichinhos doentes isso é demais, poder ver pingüins sadios em seu habitat natural... não tem preço e eu estava lá de graça. Ficamos lá no final da tarde esperando o little-blue aparecer, quando o dia já estava quase acabando vimos uma grande mancha escura se movendo na água. Incrível, lindo, lá estavam eles, uma mancha! Ficamos todos lá, muito entusiasmados, esperando os bichinhos saírem na praia, mas não é que a mancha parou de se deslocar, então o treinador explicou – Eles só saem da água depois que escurecer e voltam antes de amanhecer. – Bom, eu não estava pagando mesmo, não tinha pra quem reclamar, ficamos lá esperando, e quando o último resquício de luz se foi ficamos bem quietinhos e vimos um monte de vultinhos surgirem na praia a uns 20 metros do nosso grupo, depois os vultinhos subiram o barranquinho e passaram a uns 4 metros da gente, tudo que dava para ver eram manchas brancas (das barriguinhas) se movendo na escuridão e depois sumindo. É essa foi a minha primeira experiência de avistagem de pingüins em sua colônia de reprodução. Frustrada? Não, na verdade foi maravilhoso ver a mancha escura no claro e as claras no escuro, lindo mesmo. Ainda dava para ouvir os sons que eles faziam, muito diferente dos do pingüim-de-Magalhães, realmente fantástico. Curiosidade: antes tinham muitos coelhos que foram introduzidos na península, mas o pessoal da organização removeu os animais de lá e os little-blues, que são pingüins mas não são bobos, usam as tocas dos coelhos para fazerem seus ninhos.
No fim de tudo, quando estávamos saindo do centro para voltar para casa, passamos por três pingüinzinhos na estrada que, iluminados pelas luzes dos faróis, pude ver muito bem a uns 3 metros do carro. Com isso posso dizer que, sim, vi o little-blue e ao contrário do nosso bluebird (white), ele é de um cinza escuro que puxa pro azulado, muito lindo!!! E assim, fui dormir feliz e contente.

Já ía esquecendo de contar...
semana passada caiu a maior neve aqui



Vocês podem ver como a nossa primavera aqui é agradável. hehehehe







Despenquei da cama as 7:30 para ver a neve.
Essa foi a segunda vez que vi nevar na minha vida, a primeira foi quando eu tinha uns 5 anos, em Viamão, acho que caiu uns 0,0002mm de neve, hehehehe.

Que carinha heim?




Super beijo para todos
Saudades de vocês e do calor do Brasil
Bita

3 comentários:

Renata Ferlini disse...

Tcheeee nessas horas eu fico pensando... onde estão os caça-talentos de escritores!!!Alguém por acaso sabe o número do editor do Paulo Coelho, que anda fazendo viagenzinha pela Sibéria??!!

Miga vou ficar importante e ter um contato no canal FOX, Sony ou algo do gênero pra fazer do teu blog um seriado de TV hahahaha!!

Muito obrigada por todas as coisas que tu escreve pra mim!!

Mil beijos, Rê

Unknown disse...

Oba, finalmente estou conseguindo postar, tentei outras vezes sem sucesso!!!
Bita, acho que devias te dedicar e escrever, estás perdendo dinheiro, dou muitas risadas com os teus textos, e não só eu!!!
Tu já deu a bússola de presente p/ o Ig? Ainda bem que a gasolina é barata aí, mas acho que é defeito de fábrica, pois eu sou bem parecida, hehe!
Que lindas as fotos!!! Vou bater umas fotos dos filhotinhos e mandar p/ vocês!!!
Estava falando com o Ig até agora, deu aquela saudades...
Um beijão, amo vocês!!!
Loli

Anônimo disse...

Minha Querida Bita,
Tu quer dizer: virtudes....virtudes...o ainda não notou que teu marido puxou a mamãe.....
he,he,he....
Beijus enormes para vocês
Cris